Aparem Wildcard SSL Certificates
  Login ou Cadastre-se
  
  
Home
· MENU PRINCIPAL
· BOLETIM
· BOLETO ASSOCIATIVO
· CLASSIFICADOS
· CURRÍCULO CADASTRE
· DNA / PREÇOS MÉDIOS
· FALE CONOSCO
· NOTÍCIAS
· ONDE ESTAMOS
· SOLICITAÇÃO DNA
· TOP 10
· VÍDEOS
Emisssor Nfe
Emissor NFe
Classificados de Negócios
Anuncio Classificados
.
PROGRAMA DE INCENTIVO PARA RETÍFICAS 
APAREM
CETESB oficializa junto ao SINDIMOTOR
o apoio ao PRÓ-MOTOR


No dia 4 de março de 2013, na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB –, em São Paulo, foi assinado o Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções do Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel – PMMVD – com o SINDIMOTOR – Sindicato de Remanufaturamento, Recondicionamento e/ou Retífica de Motores e seus Agregados e Periféricos no Estado de São Paulo.

O presidente do SINDIMOTOR Zauri Candeo, o vice-presidente do SINDIMOTOR, Paulo Ferreira e o vice-presidente da APAREM, Pedro Luiz Árias, foram recebidos pelo presidente da CETESB, Otavio Okano e os diretores Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental e Sérgio Meirelles, de Gestão Corporativa, para a assinatura do documento.

Este documento do Termo Aditivo ao PMMVD diz respeito ao apoio da CETESB ao Programa de Incentivo à Retífica e Reparação de Motores Poluidores – PRÓ-MOTOR, elaborado pelo SINDIMOTOR.

O PRÓ-MOTOR tem entre os seus objetivos a diminuição da quantidade de veículos com motores em más condições de funcionamento em circulação no Estado de São Paulo, e a regularização de parcela da frota de veículos que trafegam livremente sem realizar a Inspeção Veicular Ambiental, e consequentemente sem o licenciamento anual e multas regularizadas, por falta de recursos financeiros ou de oferta de serviços de reparação de qualidade.

A consequência desta diminuição é em última instância a redução dos níveis de emissão de poluentes atmosféricos pela frota circulante.

A evasão da frota do licenciamento anual no Estado de São Paulo é da ordem de 20 a 30% da frota registrada, segundo as autoridades de trânsito. Estes veículos coincidem com a parcela mais poluente da frota. Entre eles, estão os que não dispõem de recursos financeiros nem de financiamento facilitado para realizar serviços de retífica de qualidade nos motores, e consequentemente, não são aprovados na Inspeção Veicular Ambiental. Outra parcela dispõe dos recursos, mas realiza serviços inadequados de retífica no motor, inviabilizando a aprovação dos veículos na inspeção veicular. Afinal, não basta trocar cabos, velas e filtros de óleo ou alterar o combustível para passar na inspeção, pois este motor está, na verdade, queimando óleo com vazamentos provocados por fuga de compressão. Portanto, não basta uma simples revisão, neste caso é necessário retificar o motor.

O PRÓ-MOTOR pleiteia junto ao Governo Federal a criação de uma linha especial de financiamento, diretamente aos proprietários de veículos leves e pesados, para que seja executada a correta retífica e reparação dos motores poluidores.

Este Programa do SINDIMOTOR defende a necessidade de uma campanha para a divulgação deste incentivo aos proprietários dos veículos com motores poluidores e para o alerta e conscientização dos cidadãos sobre os malefícios causados à saúde pela poluição veicular.

O PRÓ-MOTOR também prevê uma linha de crédito especial destinada à expansão e modernização das retíficas e reparadoras de motores homologadas pelo SINDIMOTOR e cadastradas no PMMVD, da CETESB.

Estas empresas de retífica e reparação de motores precisarão demonstrar que estão capacitadas para realizar serviços de excelência, de acordo com as normas da ABNT, NBR 13.032 – Retífica de Motores e NBR 15.831 – Reinstalação de Motores, e com as melhores práticas para o cumprimento destas normas.

O apoio da CETESB ao PRÓ-MOTOR está condicionado à aquisição de opacímetros e ao cadastramento no PMMVD pelas empresas de retífica e reparação de motores e seus agregados e periféricos (bombas e bicos injetores) interessadas em participar do PRÓ-MOTOR.

Espera-se que o crescimento incentivado da rede de prestação de serviços de excelência na área de retífica de motores corresponda a um crescimento proporcional da rede de unidades cadastradas no PMMVD, aumentando a capilaridade e os benefícios do PMMVD no território do Estado de São Paulo.

O presidente do SINDIMOTOR, Zauri Candeo, afirmou: “O PRÓ-MOTOR, além de beneficiar a população dos grandes centros urbanos com a redução da poluição, vai contribuir para que os proprietários dos veículos poluidores, que circulam sem o Licenciamento e “fora da lei”, possam restaurar as condições técnicas dos seus motores e regularizar a situação legal.

E as empresas de retífica e reparação de motores terão um crescimento no atendimento aos clientes, com a consequente geração de emprego e renda e investimentos na aquisição de novas máquinas e equipamentos. Bom para os cidadãos brasileiros, bom para a economia, bom para o Brasil”.

Foto: José Jorge Neto

O que é o PRÓ-MOTOR

O Pró-motor - Programa de Incentivo à Retífica e Reparação de Motores - é um programa idealizado pelo SINDIMOTOR e pela APAREM que visa a implantação de incentivos para o setor de reparação de motores. O Pró-motor tem por base por base três pontos importantes para o setor da reparação de motores:

  1. Redução dos impostos;
  2. Crédito ao consumidor com juros atrativos (através de linhas de crédito do BNDES)
  3. Veiculação de uma vigorosa campanha na mídia, para informar e motivar os proprietários dos veículos a regularizarem os seus motores.

O SINDIMOTOR e a APAREM desde de 2009, vêm solicitando junto aos governos federal estadual e municipal a implantação do Pró-motor que beneficiará os prorpietários dos veículos mais antigos, der menor poder aquisitivo, que não podem ou não querem, neste momento, arcar com as prestações de um veículo novo e precisam estar com os seus veículos em ordem vistoriados, aprovados e licenciados.

A motivação deste projeto foi a constatação do elevado número de veículos reprovados e ausentes na Inspeção Veicular Ambiental 2010, e que se não forem adotadas medidas para solucionar o problema, poderemos ter uma enorme frota de veículos poluidores, sem a Inspeção, sem licenciamento, sem pagamento do IPVA e das multas, e circulando fora da lei na cidade de São Paulo.

 
Links relacionados
· Mais sobre APAREM
· Notícias de ManuApa


As notícias mais lidas sobre APAREM:
ATA DA REUNIÃO INAUGURAL DE NEGOCIAÇÃO TRABALHISTA

Classificação de notícias
Votar: 0
Votos: 0

Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo


Opções

 Imprimir  Imprimir

 Envie esta notícia para uma pessoa  Envie esta notícia para uma pessoa

Comentários não estão disponíveis para esta notícia.
APAREM - Associação Paulista de Retífica de Motores
Rua Curuçá, 1.281 - cj. 10 - Vila Maria - São Paulo - SP - CEP: 02120-002 - PABX: (55) 11 2632-1111
aparem@aparem.org.br