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Dicas para uma boa conversão GNV (ABGNV) 
GNVO aspirante a proprietário de um veículo bi-combustível, ou tri-combustível para os novos bi-combustível gasolina e álcool, por excelência uma pessoa preocupada com a conservação do meio ambiente e principalmente do ar que respiramos, deve observar algumas recomendações para que possa ter a tranqüilidade e a satisfação que o GNV pode proporcionar, tanto pela economia de combustível, como pela docilidade no funcionamento do motor com este combustível. Assim aconselhamos que se observe sempre...

1. Ao tomar a decisão de instalar um sistema de GNV no seu veículo, vá até um posto de abastecimento de GNV e observe a operação de abastecimento. Se for possível converse com os proprietários dos veículos. Informe-se, esta é a única forma de conhecer bem o assunto e se preparar para tomar uma decisão com segurança. Seu automóvel tem sistemas de segurança e de controle de emissões, originais de fabrica, que se adulterados podem gerar sérios problemas no funcionamento do motor, o que pode implicar inclusive em riscos de acidentes. Os Kits certificados com CAGN – PROCONVE são a única solução.

2. Um equipamento sem “pedigree” pode lhe trazer muita chateação, procure na Internet os sites do INMETRO (www.inmetro.gov.br) e do IBAMA (www.ibama.gov.br), no primeiro você encontrará uma lista de oficinas registradas como instaladoras do sistema de GNV e no segundo você terá uma lista das marcas de kits que atendem às especificações de emissões, o CAGN, com estas informações em mãos você não estará comprando um equipamento “PIRATA ”. Equipamentos sem CAGN podem ter vida curta no mercado, em pouco tempo você poderá ser surpreendido pela falta de assistência técnica. Não se deixe enganar.

3. Observe a oficina em que você esta deixando seu automóvel. Converse com o atendente, questione quanto à manutenção do sistema de injeção de combustível, seu carro está equipado com um sensor conhecido por sonda lâmbda (?), pergunte se este sensor funcionará quando estiver sendo utilizado o gás natural, caso contrário seu veículo funcionará mal e poluirá o ar, só o Certificado Ambiental Para Uso Do Gás Natural para Veículos Automotores – CAGN poderá garantir que seu veículo está dentro dos padrões mínimos aceitáveis de poluição do ar. Atente, também, para a limpeza da área de serviços e se está organizada. Ferramentas jogadas no chão ou sobre os automóveis indica desleixo, você não quer que joguem o kit no seu carro, não é?

4. Peça ao vendedor que indique clientes para você obter referência. Analise a satisfação deles com o veículo bi-combustível. Questione quanto ao atendimento da oficina, um cliente que já precisou de reparos pode lhe dar melhores informações do que aqueles que nunca fazem manutenção dos seus veículos. Lembre-se que a instalação do sistema de GNV é mais importante que a marca do equipamento, tal qual o aparelho de som do seu carro.

5. Conhecendo as marcas que possuem o certificado ambiental, diplomado pelo IBAMA, e as oficinas registradas no INMETRO, caso você não tenha pego a listagem pelo site, as mesmas devem deixar à vista o Certificado de Registro do INSTALADOR, que é um documento oficial do INMETRO e, deverá estar afixado na parede. O CAGN, certificado ambiental, pode ser solicitado ao vendedor. Ele é expedido por marca do produto, certifique-se de estar comprando o conjunto certo e legalizado.

6. Lembre-se que este investimento não é uma despesa simples, da mesma forma que você troca o rádio de seu automóvel no momento da venda, colocando-o no novo carro, o sistema de GNV é transferível de um veículo para outro. Por isso, antes de decidir, considere que o preço é um fator de menor valor em relação a tecnologia que vai ser usada. Equipamentos de terceira e quarta geração são mais adequados aos veículos com injeção eletrônica, mesmo custando um pouco mais, vale a pena, pois lhe garantirá o bom funcionamento do seu motor e adaptar-se-á mais facilmente em outros veículos.

7. Após o fechamento do negócio leia com atenção os itens descritos no pedido ou contrato que lhe será entregue pela oficina instaladora. Neste, deve constar detalhadamente todos os componentes do sistema tais como: marca e modelo, bem como dos dispositivos eletrônicos, que podem ser: emulador de bicos, simulador de sonda ?, corretor ou variador de avanço e gerenciador de mistura. Exija esta descrição, é a garantia de estar recebendo o conjunto oferecido, e a única forma de garantir que o sistema foi instalado completo. Este documento permitirá que qualquer técnico possa fazer uma verificação, no caso de dúvidas.

8. Quando da retirada do veículo, da oficina, antes de aceitar o serviço, faça um teste drive com passageiros. leve toda a família, se puder. Com o carro carregado de uma volta longa. Não tenha pressa. Pegue subidas, avenidas e ruas de difícil trânsito, observe as diferenças entre os combustíveis mudando de GNV para gasool / álcool ou vice-versa, através do comutador, assim você se habituará com este dispositivo e com o novo combustível. Seu motor não deve falhar em nenhum dos dois combustíveis, depois do teste deixe seu carro funcionando pelo menos três minutos em marcha lenta, nos dois combustíveis, o motor não pode morrer, oscilar ou variar muito a temperatura. Um Kit certificado ambientalmente, CAGN, lhe proporcionará mais economia e melhor dirigibilidade e segurança.

9. No ato da retirada do veículo a oficina registrada lhe fornecerá alguns documentos obrigatórios para o registro do seu veículo no DETRAN, como veículo bi-combustível. É importante que você faça cópia (xerox) destes e das notas fiscais, pois estes ficarão retidos no órgão de transito. Esses documentos são: 1) nota fiscal dos equipamentos; 2) nota fiscal de mão-de-obra; 3) certificado de conformidade do cilindro de combustível; 4) ATESTADO DA QUALIDADE DO INSTALADOR REGISTRADO, que deve obrigatoriamente indicar a conformidade ambiental e o número do CAGN-IBAMA; 5) Manual do Usuário; 6) Manual do cliente; 7) relatório de inspeção do sistema de GNV, assinado pelo responsável técnico. Estes documentos são fundamentais para a regularização dos documentos de porte obrigatório.

10. Antes de levar seu automóvel a um Organismo de Inspeção Veicular, credenciado pelo INMETRO, verifique o estado do catalisador e o funcionamento do motor, dos pneus, luzes e faróis, freios e palhetas dos limpadores de para-brisa. O veiculo deverá estar em bom estado de conservação. Após a inspeção, junte o Certificado de Segurança Veicular – CSV aos documentos do item anterior e procure um despachante ou o DETRAN para alterar os documento de porte obrigatório e de propriedade do veículo.

Estando seguro de ter avaliado seu automóvel observando os dez itens acima, você poderá usufruir o prazer de dirigi-lo com um combustível limpo, seguro e saudável. Além do baixo custo por quilometro rodado você economizará óleo lubrificante e terá um menor desgaste do seu motor.

Boa viagem!

Consultoria Técnica da Associação Brasileira do Gás Natural Veicular – ABgnv

Atente para que se o motor de um automóvel “morre”, quando este se encontra em movimento, perde-se a eficiência dos freios e se a direção for hidráulica o controle do veículo fica totalmente comprometido. Só um equipamento com garantia de funcionamento pode lhe dar segurança.

 
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